Análise detalhada das canções infantis

Category: By Magoolinows
Irei analisar friamente algumas cantigas infantis interessantes com a visão de um adulto procurando nexo nos versos cantados. Se você acha que já viu isso em algum lugar, já viu mesmo. Eu me inspirei no grande Rafinha Bastos para fazer esse post mas analisando outras músicas.

Vamos às análises. Os comentários sempre em itálico.

Cai Cai Balão

Cai, cai balão
Cai, cai balão
Cai aqui na minha mão
Na minha mão? Orra! Para quê eu vou querer um balão na minha mão? Só se for para ter uma queimadura de terceiro grau.

Não cai não, não cai não, não cai não
Quer que o treco caia ou não? Se decide, caramba!

Cai na rua do sabão
Pelo menos se decidiu, mas por quê raios na tal da "rua do sabão"? Para ir escorregando até chegar no balão? Ou, de repente, Sabão é amigo do cara da música e quer presenteá-lo com um balão. É possível.

Borboletinha

Borboletinha
Tá na cozinha
Fazendo chocolate (?)
Para a vizinha
Bom, tudo começa com uma simples borboletinha que entrou na cozinha. De repente descobre-se que a borboletinha é cozinheira e ainda mais, é camarada, pois foi para a cozinha para fazer chocolate para a vizinha.

Poti, Poti (?)
Perna de pau
Olho de vidro
E nariz de pica-pau
Depois de pronunciar as palavras mágicas "Poti, Poti", a linda borboletinha cozinheira se transforma num pirata com perna de pau e olho de vidro e sem nariz. Pois, até onde eu sei, pica-pau não tem nariz.

Clique em Continue aqui para ver o resto

Marcha Soldado

Marcha soldado
Cabeça de papel
Na época que criaram essa cantiga, o exército devia estar numa piaba da brava. Nem dinheiro para capacete eles tinham, cada soldado fazia o seu com dobraduras de papel.

Quem não marchar direito
Vai preso pro quartel
É isso aí! Perdeu a passada, vai pro xilindró. Virou o rosto, vai pro xilindró. Respirou fora do ritmo, vai pro xilindró.

O quartel pegou fogo
Com certeza foram os soldados queimando tudo revoltados de terem sido presos por "não marchar direito"

A polícia deu sinal
Acode, acode, acode a bandeira nacional.
E os soldados que estão presos lá que se fo...

Casinha

Fui morar numa casinha- nha
Infestada- da de cupim- pim- pim
O cara compra a casa já sabendo que tá infestada de cupim. Negócio da china, heim? Deve ter comprado o viaduto do chá e o bondinho do Rio de Janeiro também.

Saiu de lá- lá- lá
Uma lagartixa- xá
Pra uma casa infestada de cupim, uma lagartixa é brinquedo.

Olhou pra mim
Olhou pra mim e fez assim:
Gestos variados (pode ser beijo, piscada de olho, mostrar a língua)
Qual a chance de uma lagartixa olhar para você realmente? E, não contente em ter olhado, a lagartixa ainda gesticulou para o inteligente que comprou a casa cheia de cupim. Sinceramente, a pessoa da música só pode estar drogada.

Essas são músicas que fizeram parte da minha infância. Tem outras que fizeram parte da sua? manda que eu comento!

Até mais, meus infantis cantores amiguinhos

0 comments so far.

Algo a dizer?